domingo, 19 de outubro de 2008

E ontem ouviu-se...

Proibissem a saudade de cantar,
havia de ser bonito!
Entre os versos da canção mais popular
lá ia o dito por não dito.
E as guitarras, sob escuta,
na batuta de outras modas,
escondem no trinar das cordas o pesar...
E o poeta, vigiado, forçado ao assobio,
carpe as mágoas do destino sem mostrar...
E ao calor de uma fogueira, um amigo
com a voz mais aquecida lá entoa
que a saudade, mais que um crime, é um castigo
e prisão por prisão, temos Lisboa
Deolinda- Fado Castigo

Um mal nunca vem só?

Eu, com o meu fanatismo por provérbios e expressões populares, acredito que todos eles têm um fundo de verdade. E se sempre me disseram que um mal nunca vem só, eu acreditei.

A semana começou mal... com mais um daqueles dissabores da vida, que nada podemos fazer para mudar. E os outros males começam logo a vir em catadupa. É ter gasto dinheiro em roupa que agora não serve, é chegar ao carro e alguém te ter batido e não ter deixado bilhete, é pagar o jantar e deixar lá 10€... entre outros.

Mas entre choros e caipirinhas, entre risos e sopas, pus-me a pensar... será mesmo que um mal nunca vem só ou somos nós que apenas vemos o mal que há na vida?

E mais uma vez, entre pequenos-almoços ao sol e jantares à chuva, entre os amigos novos que surgem e os velhos que reaparecem, entre a calma e o desespero, entre o abraço de quem está ao lado e o telefonema de quem não podia estar mais longe, entre os mil telefonemas que recebo e as mil mensagens que mando, entre os mil planos e não ter planos nenhuns, pus-me novamente a pensar... E isto é um mal?

E então lembro-me que há outro tão ou mais importante que o primeiro provérbio e que talvez até faça mais sentido. Na verdade...

...há males que vêm por bem!

seja esse bem qual for e mesmo que ainda não se tenha percebido!

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Mar


Mesmo sendo privilegiada e podendo vê-lo todos os dias, tenho saudades de sentir as ondas a baterem nas pernas, de mergulhar e sentir o frio a percorrer o corpo, de refrescar-me num dia de calor... espero que este tenha sido o único verão em que não fiz praia... sinto falta desses dias para aguentar o mau tempo que se avizinha!

Desvantagens de não ter uma rotina

Se há muitas desvantagens em se viver sempre numa rotina, o facto de não a ter e trabalhar por turnos, também apresenta um sem número de desvantagens, entre as quais se encontram:

1-) Sair de casa sempre a horas diferentes e nunca saber o trânsito que se vai apanhar pois não dá para fazer estudos sobre a melhor hora ou o melhor percurso (chegar mais cedo ao trabalho e acabar por fazer mais horas do que é suposto só para não esperar no carro até á hora de entrada!)

2-) Chegar ao trabalho e não fazer ideia onde estão as coisas, porque entre folgas e mudanças de turno, os colegas decidiram fazer umas arrumações e nada está onde estava no último dia

3-) Ter de andar sempre com um hórario do trabalho atrás para saber quando se pode ou não combinar café, jantar com os amigos ou um simples fim de semana romântico

4-) Ter folgas durante a semana quando mais ninguem está disponível e trabalhar no fim de semana quando todos podem descansar

5-) Não conseguir seguir série nenhuma a 100% porque uns dias se pode ver as que dão de manhã e no dia a seguir já só se conseguem ver as da noite

6-) Chegar ao trabalho e não saber com quem se vai trabalhar esse dia

7-) Não fazer planos com mais de um mês de antecedência (por exemplo Natal ou Ano Novo) porque nunca se sabe o que nos espera no mês seguinte!


Claro que também há vantagens, eu é que de momento não me lembro de nenhuma :)

Tesourinhos deprimentes


Há uns blogs que mostram tesourinhos deprimentes tirados do baú... eu mostro tesourinhos deprimentes tirados das férias do ano passado! MEDOOOOOO!!!

Praxes

Nunca me declarei oficialmente anti-praxes, no entanto nunca percebi muito bem o conceito. Para que alguém novo num local se sinta integrado, não tem de sofrer!
Sempre associei o termo praxe a sofrimento, angustia e humilhação!
No entanto hoje, uma noticia que passou na rádio fez-me mudar de ideias!

A iniciativas assim não me oponho, antes pelo contrário, apoio a 100%. Já que querem praxar, pelo menos que haja frutos!

"Alunos caloiros da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Beja (ESTIG), uma das quatro do Instituto Politécnico local, vão ser praxados quinta-feira com plantação de árvores na cidade e trabalhos de limpeza da mata municipal.
A partir das 10:30, «cerca de 120 caloiros», acompanhados de alunos veteranos e com o apoio da Câmara, vão plantar oito árvores junto à residência de estudantes do Instituto Politécnico de Beja (IPB) situada perto da Escola Superior Agrária, disse à agência Lusa Ana Catarina, da comissão de praxes da ESTIG.
Após a plantação das árvores e à semelhança da acção de praxe aplicada no ano passado pela ESTIG, os caloiros deste ano, equipados com luvas, máscaras e sacos de plástico, também vão limpar a mata municipal de Beja, acrescentou Ana Catarina."
in iol diário