quinta-feira, 5 de julho de 2007

Teoria dos sete passos

Há, por todo o mundo, defensores desta teoria que dizem que todas as pessoas do mundo estão a sete "passos" umas das outras.

Ou seja, se tu tens um amigo que eu não conheço, ele está a um "passo" de mim. Por sua vez, alguem que esse teu amigo conheça e que nem eu nem tu conheçamos, está a dois "passos" de mim.

Esta teoria defende que conseguimos chegar a qualquer pessoa do Mundo, apenas em sete passos (há até quem defenda que se consegue em menos, desde que pelo meio esteja a Oprah, uma vez que a senhora conhece o Mundo inteiro).



Ora, se isto for realmente verdade, se conseguimos chegar a outros países e outros continentes em apenas sete passos, imaginem o que se passa neste nosso pequeno país. Devemos estar todos ligados por uns 3 a 4 passos no máximo!

E se ainda reduzirmos mais as hipoteses e pensarmos só no concelho de Lisboa, aí a coisa complica-se... Talvez estejamos todos ligados por 1 passo, e alguns, 2! Ou seja, no fundo, nunca conheceremos ninguem completamente novo nestas terras alfacinhas. Mesmo quando achamos que estamos a travar novos conhecimentos, há sempre um amigo (ou mais até) que já conhece a pessoa em questão e já tem uma opinião formada... O que faz com que antes de conhecer bem a pessoa, acabamos nós próprios por já ter uma opinião formada.

Conclusão, o melhor é emigrar, ou então tentar sempre que as novas amizades, venham de concelhos diferentes!

1 comentário:

V disse...

Sim, código postal diferente não é condição suficiente!